"Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia" (Mt 28.6, NAA).


A Páscoa é a celebração da maior vitória da história: a vitória de Cristo sobre a morte. A ressurreição de Jesus Cristo nos lembra que a morte não teve a última palavra, que o pecado foi derrotado e que a esperança brilhou para sempre na aurora do terceiro dia. Como diz as Escrituras: “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” (1Co 15.55). 

Através do sangue derramado, nossa culpa pelo pecado foi removida. Ele tomou sobre si o castigo que era nosso. O Justo morreu pelos injustos, para nos conduzir a Deus (1Pe 3.18). Seu sacrifício foi perfeito, cumprindo todas as exigências da justiça divina e rasgando o escrito de dívida que nos condenava (Cl 2.14). 

Não somente a morte de Cristo removeu a nossa culpa, como a sua ressurreição nos deu vida. Se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã (1Co 15.17). Mas Ele venceu a morte e se tornou as primícias dos que dormem (1Co 15.20). Dessa maneira, a morte é um inimigo derrotado e a ressurreição a grata esperança, pois, “Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida, porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição" (Rm 6.4-5).

A Páscoa nos chama a viver em novidade de vida. Uma vez que Cristo morreu pelos nossos pecados e venceu a morte, também somos chamados a deixar o pecado e andar em santidade para a vida. Pois, “assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial” (1Co 15.49). A ressurreição não é apenas um evento do passado, mas uma realidade que transforma nossa vida presente para desfrutar da vida celestial futura.

A celebração da Páscoa é a gratidão pela obra perfeita da redenção. Portanto, que esta Páscoa renove em nós a alegria da salvação e nos impulsione a proclamar através de uma vida santa, a mensagem do Cristo vivo. Que possamos celebrar com gratidão, confiando que, assim como Ele venceu a morte, também venceremos porque ele nos garante. Aleluia! Cristo ressuscitou!

Rev. Ednardo Guimarães de Castro