ESFORÇA-TE

O esforço é algo natural, instintivo do ser humano. Por exemplo, o recém nascido faz os seus primeiros esforços para sugar o alimento. Ele chora, esperneia, até conseguir. Ele não para, se esforça para virar no berço, em seguida, engatinhar. Depois, sentar, ficar de pé e andar.

Quando nos tornamos adultos, os esforços continuam, é preciso dar o próximo passo a cada dia. Muitos de nós se esforça para si mesmo, até que surge a família, onde os pais se esforçam não apenas por eles, mas pelos filhos.

Dito isso, é preciso considerar o maior de todos os esforços da história da humanidade. Quando Jesus, o Filho de Deus, sem pecado, se fez pecado por nós. Tomou as nossas dores, a nossa culpa, a nossa condenação e lançou sobre si, para que pudéssemos ser justificados diante de Deus. Quanto peso Jesus carregou!

Os pecadores que reconheceram essa graça passaram a servir a Cristo. Uns mais, outros menos. O apóstolo Paulo afirma trabalhado muito mais do que os discípulos que andaram com Jesus, todavia, ressalta que não por si mesmo, mas pela graça de Deus (1Co 15.10).

Considerando a mesma graça salvadora que alcançou o apóstolo, podemos nos perguntar se podemos trabalhar um pouco mais para Cristo. Certamente chegaremos a conclusão que sim, pois ao considerar tão grande salvação, qualquer coisa que fizermos para Cristo sempre será insignificante quando comparado com seu amor efetuado na cruz.

Assim, como o recém nascido se esforça para dar o próximo passo, também devemos continuar nos esforçando para crescermos na fé, na esperança, na misericórdia, na gratidão, na reconciliação, no perdão e no amor.

Esforça-te para ser cada vez mais parecido com Cristo, esse é o nosso tema para 2024, ESFORÇA-TE, pois grande é a salvação que recebemos.


Rev. Ednardo Guimarães de Castro