“Orai sem cessar” em 1 Tessalonicenses se refere a uma ordem ou a graça? PoderÃamos dizer que são as duas coisas. Orar é uma ordem como também uma graça.
Oração como ordem
“Orai sem cessar” (1Ts 5.17). A oração está no imperativo, logo, é uma ordem. Seria o caso de orar sem parar? Inclusive algumas versões dizem: “Orai incessantemente”, outras, “orem continuamente” (NVI). Ainda, “orem sempre” (NTLH). Enfim, todas apontam para a uma ação constante de oração.
Mas como entender o texto? Nessa passagem, Paulo está falando de um estilo de vida que deve ser adotado e posto em prática pelo cristão.
Nesse sentido é um meio de estar alerta. E se ficar alerta é uma obrigação cristã, consequentemente, uma ordem.
O próprio Cristo nos deu exemplos de que orava frequentemente e por horas. Além de orientar firmemente aos discÃpulos a fazerem o mesmo, dizendo:
Tomem cuidado, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo (Mc 13.33, BKJ, 2. ed. 2020).
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espÃrito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca (Mc 14.38, BKJ, 2. ed. 2020).
A BÃblia está repleta de textos que ordenam e incentivam a oração. Por exemplo, em Lc 18.1; Rm 12.12; Ef 6.18; Cl 4.1; Jd 1.20.
Logo, oração é uma ordem divina para uma vida prática de comunicação e relacionamento constante com Deus.
Oração como graça
Os registros bÃblicos nos afirmam muitos benefÃcios oriundos da oração. Logo, uma graça!
Volve-te novamente, e conta a Ezequias, o capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, o teu pai: Ouvi a tua oração e tenho visto as tuas lágrimas; eis que te curarei; no terceiro dia tu subirás para a casa do SENHOR. (2Rs 20.5, BKJ, 2. ed. 2020).
O texto é claro em dizer que Deus ouve as orações e vê as lágrimas daquele que ora. Quanto privilégio!
Embora a oração seja um assunto familiar entre os cristãos, é possÃvel dizer que ela não é tão prática para alguns crentes. Quer ver um exemplo? Defina em menos de 5 segundos o que é oração.
Talvez tenha sido fácil e você disse: oração é falar com Deus. Está certo! Entretanto, a oração vai além de falar para Deus.
Então, vamos deixar o assunto mais profundo: O que a oração realmente significa pra você? É algo constante na sua vida ou é algo que você não sente falta e vive bem sem orar?
É uma reflexão justa, pois a maneira como oramos, o tempo que investimos na oração, a reverência no momento de oração refletem como nos sentimos acerca desse assunto.
Orai sem cessar
Como observado acima, a oração é tanto um ordem como uma graça. Mas o que significa orar sem cessar?
O comentarista bÃblico Werner Boor, diz que a frase “Orai sem cessar” de 1 Tessalonicenses 5.17, não se refere ao maior número possÃvel de horas de oração, mas se trata de uma vida espiritual rica e alegre. Boor ainda comenta que se trata de um hábito humano de pensar intimamente em forma de diálogo. (Werner de Boor, Comentário Esperança, Primeira Carta aos Tessalonicenses. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2007, p. 91-92.).
É preciso deixar claro que em nenhum momento Boor está diminuindo a necessidade de orar, pelo contrário, ele aponta para o gozo que pode ser encontrado na oração em virtude da riqueza espiritual que ela proporciona.
Portanto, não se trata da quantidade de oração, mas da forma Ãntima de como nos comportamos diante da necessidade e privilégio de orar.
Orar incessantemente significa que é preciso estar alerta em todo tempo para que as adversidades não nos abale.
Além disso, a oração nos permite observar os benefÃcios de Deus para conosco, trazendo paz e alegria por causa das providências visÃveis na vida daquele que ora.
Em outras palavras, aquele que está em constante oração consegue perceber com clareza as bênção diárias em sua vida.
Considerando, portanto, que orar em todo tempo se trata de uma vida espiritual, observaremos algumas experiências que alguns personagens bÃblicos viveram por meio da oração.
A oração na vida dos santos
Note que a oração está, ao mesmo tempo, entrelaçada nos princÃpios de ordem e graça. Nesse sentido, orar é tanto uma ordem como uma graça e ambas se completam.
Vejamos isso nós dois próximos argumentos.
Oração na perspectiva da graça no AT
Observe a história de Ana, uma mulher estéril que deseja profundamente ser mãe. Um dia ela estava orando baixinho, quando de repente foi interpretada pelo sacerdote como se estivesse embriagada. Embora, acusada injustamente, se defendeu dizendo ao sacerdote que estava apenas falando com Deus (1Sm 1.1-28).
Em resposta a oração de Ana, o Senhor lhe deu Samuel, que veio a ser um dos maiores profetas da história de Israel. Desse modo, a bênção que Ana recebeu é graça, bênção de Deus, fruto da sua oração.
Oração na perspectiva de ordem no AT
Daniel tinha um compromisso consigo mesmo de orar constantemente. Quando se vê impelido por um edito do rei a abandonar essa prática, ele permanece obstinado a manter seu constante hábito de orar.
Por isso ele foi preso e lançado na cova de leões. E podemos dizer que: literalmente ele sobreviveu pra contar a história (Dn 6). Mais tarde, Daniel se tornou o governador de toda a provÃncia da Babilônia.
Nesse sentido, podemos relacionar as orações de Ana e Daniel e constatar que a graça de orar e a obrigação da mesma resultaram nas bênçãos de Deus.
O poder da oração no NT
No Novo Testamento coisas impressionantes também aconteceram por meio da oração. Assim, podemos mencionar alguns exemplos.
Enquanto Paulo e Silas oravam e cantavam, o chão tremeu e toda estrutura do lugar foi abalada (At 16.25-26). Enquanto havia irmãos orando em favor de Pedro, o anjo do Senhor o tirou da prisão (At 12.1-8).
Com esses exemplos, percebemos que a oração representa o vÃnculo com Deus. É o meio pelo qual Deus opera grandes maravilhas sobre aquele que ora por si ou pelo outro.
A oração foi uma ferramenta poderosa usada no At e no NT para revelar a bondade e o poder de Deus.
Ainda hoje, ela continua sendo uma ferramenta poderosa para o povo do Senhor. Eis a razão que temos a ordem na graça de buscarmos a Deus em oração.
A oração para hoje
Não restam dúvidas de que a oração é o grande elo da comunicação e do relacionamento entre o homem mortal e o Deus eterno. Ela é o canal por onde as bênçãos chegam, mas infelizmente, nem todos a utilizam com essa consciência.
Alguma vez já se perguntou o que a oração representa pra você? Os exemplos que mencionamos, além de tantos outros registrados nas Escrituras, revelam que a oração é a maior ferramenta que Deus deu ao homem, é a maior dádiva de poder concedida ao homem.
Embora a oração seja tão poderosa e graciosa, ela é esquecida e negligenciada. Sentimos mais prazer em navegar pelas redes sociais do que navegar nos braços de Deus. Passamos mais tempo com o celular do que com a BÃblia.
As pessoas, em geral, são mais encorajadas pelos Coachs motivacionais do que pelo poder do Evangelho. Isso que é desperdiçar oportunidades! Pois, orar significa falar diretamente com o próprio Criador.
Orar é falar com o Todo-Poderoso, é ser consolado por ele, é ser socorrido por ele. E, se, não fazemos isso com frequência, estamos desperdiçando tamanho privilégio e negligenciando a ordem para orarmos.
Sejamos despertados para a oração. Sejamos motivados para viver em comunhão com Deus por meio da oração, pois o mesmo Deus que operou maravilhas no passado através da oração da fé, continua agindo poderosamente através daqueles que o buscam de todo o coração.
Conclusão
Assim, orar incessantemente não significa tempo ininterrupto, mas viver todos os momentos debaixo da graça e dependência de Deus, buscando em pensamento o cuidado divino, pois, pela oração, o Senhor manifesta a Sua bondade na vida de seus filhos que oram.
Orar é viver a vontade de Deus, além do que, falar com Deus é um privilégio porque somos ouvidos por ele. Portanto, ore incessantemente e desfrute da graça presente na oração.
0 Comments
Postar um comentário