SANTIFICAÇÃO
A santificação é necessária porque sem ela ninguém verá o Senhor (1Ts 4.1–8). Essa afirmação pode parecer um tanto quanto dura, entretanto, é o que afirma a Escritura. Mas qual o seu significado? Vamos ao conceito.
Conceito
Podemos pensar que a santificação é um processo crescente de rejeição ao pecado que, por sua vez, aproxima o homem mais de Deus, tornando-o cada vez mais parecido com Cristo. Esse processo além de crescente é constante, porém, a perfeição na pureza só será alcançada em glória eterna.
Cuidando da santidade
O cristão foi chamado para viver uma vida santa e reta (1Ts 4.7). Esse é o modo de vida que Deus estabeleceu para que o ser humano pudesse viver em comunhão com ele (1Ts 4.3).
No entanto, o ser humano é inclinado ao pecado, e o mundo por sua vez, tem investido pesado para que o homem se lance aos próprios desejos, seduzido por suas inclinações naturais à práticas que não correspondem a vontade de Deus.
Entretanto, é dever de cada cristão zelar por sua vida espiritual, pois de acordo com a Escritura “cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão e desejos desenfreados como os pagãos que desconhecem a Deus” (1Ts 4.4–5).
Logo, cada crente tem a obrigação de zelar por sua vida espiritual, abstendo-se das paixões do pecado e procurando viver de maneira santa, conforme a semelhança de Cristo.
Da água para o vinho
Da água para o vinho é apenas um trocadilho para frisar a transformação que ocorre na vida do pecador que é transformado por Deus para uma nova vida.
Um post na monergismo.com, Kim Riddlebarger diz que “santificação dos pecadores é, de fato, o milagre dos milagres”. Verdadeiramente a santidade é um milagre da transformação de Deus para o pecador arrependido.
Sendo assim, habilitados por Deus, nos compete dominar os desejos do coração, rejeitando os desejos pecaminosos e aproximando-nos mais do caráter santo de Deus. Inclusive, essa era uma das preocupações dos apóstolos de Cristo.
A preocupação dos apóstolos
Paulo está preocupado com a vida espiritual dos cristãos de Tessalônica. Para ele, os cristãos não deveriam de forma alguma se contaminarem com as práticas pecaminosas dos gentios. Isso seria perigoso para a vida cristã, porquanto, sem uma vida de santidade não era possível ter comunhão com Deus, dizia Paulo.
De igual modo, o apóstolo Pedro também se pronuncia favorável a santidade. Ele leva em consideração o fato do cristão ser uma nova criatura e, portanto, é filho da obediência. Assim afirma:
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: “Sede santos, porque eu sou santo” 1Pe 1.14–16.
Chamado à santidade
Segundo o apóstolo Pedro, a santidade é uma obrigação que agrada a Deus (1Pe 1.16). Sendo assim, todo aquele que não procede em santidade desagrada a Deus, logo, não terá um lugar na glória celeste conforme escrito em Hebreus. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
O texto de Hebreus coloca em pauta o que é necessário para estar com Deus, uma vida santa. Sendo assim, todo aquele que deseja estar com Deus algum dia, deve zelar pelo seu crescimento espiritual através de uma vida de santidade.
Porém, aquele que rejeita o caminho da santidade está desprezando o próprio Deus e a obra do Espírito. Cristo enviou o Espírito para conduzir o cristão em novidade de vida. Portanto, ser santo é um chamado divino que não deve ser recusado por quem deseja viver na glória eterna com o Senhor.
CONCLUSÃO
Viver uma vida santa é um ato de aproximação com o Senhor e obediência a Ele. É uma preparação para se estar na sua presença, tanto nesse mundo quanto no vindouro. Em breve, Cristo virá para separar os seus santos para a sua morada. Logo se vê que a santificação é necessária para uma perfeita comunhão com Deus.
Assim, espera-se que o cristão seja santo como Deus é.
_____________________________________________________________________________________
0 Comments
Postar um comentário