A Bíblia é uma obra singular, uma verdadeira biblioteca composta por 66 livros, divididos em duas partes: o Velho Testamento, com 39 livros, e o Novo Testamento, com 27 livros.

Essa coleção de livros conta-nos histórias sobre a criação, eventos históricos, a condição caída da humanidade e acontecimentos futuros. 

Neste post apresentaremos 6 razões pelas quais a Bíblia é um livro incomparável.

1. Confiabilidade

Estudos revelam que a Bíblia é um livro confiável, graças à preservação de seus manuscritos e à sua ausência de contradições. Além disso, descobertas arqueológicas antigas corroboram a sua precisão histórica. Muitos achados foram encontrados com base nas informações únicas encontradas nas páginas da Bíblia, o que a torna uma fonte confiável de informações.

Além de ser um livro comprovadamente confiável, a Bíblia se destaca por uma razão ainda mais importante: ela revela o Deus Criador.

2. Revelação de Deus

O teólogo inglês James Innell Packer, afirma que:

"Ninguém poderia conhecer a verdade sobre Deus ou se relacionar com Ele de maneira pessoal se Ele não tivesse agido primeiro para se tornar conhecido" (PACKER, J. I., p.15).

A Revelação de Deus é, sem dúvida, a joia mais preciosa encontrada na Bíblia, sendo Ele o próprio personagem principal dessa obra. O propósito dessa Revelação é tornar-se conhecido pelo ser humano, revelando a nossa necessidade de redenção e proporcionar através de Cristo o acesso a Ele.

3. Mensagem

É comum encontrarmos passagens complicadas e confusas no livro. Isso não torna sua mensagem exclusiva a determinadas pessoas, pelo contrário. Pois assim como em todas as áreas da vida é necessário algum conhecimento para uma melhor compreensão do assunto, o mesmo se aplica à interpretação da Bíblia. 

Interpretar todo o seu conteúdo requer conhecimento histórico e cultural para entender certas passagens dentro do contexto em que foram escritas, para quem foram escritas e com que propósito. 

A título de exemplo, os livros da Bíblia podem ser classificados de formas diferentes, como históricos, poéticos e proféticos. Essas informações são relevantes para uma leitura e interpretação correta do texto, respeitando o seu contexto. Contudo, todos os livros, independente do seu estilo literário revelam a mensagem de Deus.

4. Mensagem de salvação

Embora, seja de muitos estilos literários, ao que concerne a salvação, a Bíblia é tão clara e simples como um dia de sol para qualquer leitor. 

Inclusive, as condições para que o ser humano possa se relacionar com Deus são claramente apresentadas na Bíblia, não dependendo de conhecimento histórico ou cultural, mas simplesmente do cumprimento das condições reveladas e estabelecidas pelo próprio Deus, como por exemplo, arrepender-se dos pecados e crer no Evangelho:

"Enfim chegou o tempo prometido!", proclamava. "O reino de Deus está próximo! Arrependam-se e creiam nas boas-novas!" (Mc 1.15, NVT). 

Ainda: 

“todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13, NVT).

Ou seja, a mensagem salvadora de Deus é pura e simples, exigindo do pecador arrependimento e fé na pessoa e obra de Jesus. É propício comentar que a revelação de Deus não se limita Bíblia, pois a própria criação reflete o poder do seu criador. 

5. Autor da Criação

A Bíblia assegura a autoria da criação. De acordo com as sagradas letras, Deus pode ser encontrado fora das Escrituras ao descrever a criação como um arauto de Deus.

Salmo 19:

Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar; noite após noite, eles o tornam conhecido. Não há som nem palavras, nunca se ouve o que eles dizem. Sua mensagem, porém, chegou a toda a terra, e suas palavras, aos confins do mundo. Deus preparou no céu uma morada para o sol. Dela o sol irrompe como o noivo depois do casamento; alegra-se como o valente guerreiro em seu caminho. O sol nasce numa extremidade do céu e realiza seu trajeto até a outra extremidade; nada pode se esconder de seu calor. (Sl 19.1-6, NVT)

Como visto, a Bíblia ensina que a própria criação revela o seu Criador. Fica evidente que é possível perceber a existência de Deus por meio das coisas que Ele criou, sem depender de uma descoberta arqueológica, de uma voz vinda dos céus ou de uma declaração científica. A própria natureza é uma proclamação estupenda da obra reveladora de Deus.

Ademais, a própria existência e a construção perfeita do ser humano também manifestam a magnífica obra da criação, o dom da vida e sua complexidade aos nossos olhos limitados.

Porém, é somente nas Escrituras que podemos encontrar a maneira correta e aceitável para o ser humano se relacionar com o Criador. A mesma Escritura que fala da criação também condena a todos que não se prostram diante de Deus.

6. Mensagem de juízo

De acordo com a Bíblia, nenhum ser humano é capaz de alegar a falta de conhecimento da existência de Deus. 

A Escritura claramente afirma:

Sabem a verdade a respeito de Deus, pois ele a tornou evidente. Por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina. Portanto, não têm desculpa alguma. Sim, eles conheciam algo sobre Deus, mas não o adoraram nem lhe agradeceram. Em vez disso, começaram a inventar ideias tolas e, com isso, sua mente ficou obscurecida e confusa. (Rm 1.19-21, NVT).

Diante da perfeição e sabedoria de Deus, todos são indesculpáveis por não se relacionarem com o Criador de acordo com as suas prescrições reveladas na Bíblia Sagrada.

Portanto, a humanidade jamais poderá alegar desconhecer a Deus, especialmente porque Ele mesmo se revelou por meio de Sua criação e se manifestou para ser adorado de acordo com os padrões estabelecidos por Ele em Sua Palavra revelada.

Ademais, a Bíblia é um livro incomparável porque é confiável, revela a existência de Deus como criador, redentor e juíz. Faz com que todo ser humano seja acusado pela própria consciência e pelo conhecimento criacional de que Deus existe.

Reflexão

Caro leitor, a Bíblia é mais do que apenas um livro histórico, é a revelação divina que oferece respostas, sabedoria e um relacionamento pessoal com o Criador. Não deixe essa oportunidade única passar!

Desafie-se a mergulhar nas páginas da Bíblia, buscando compreender seu contexto, seus ensinamentos e a mensagem de amor e redenção que ela transmite. Permita que a Palavra de Deus guie seus passos e traga luz aos caminhos obscuros da vida.

Faça da leitura bíblica um hábito diário, uma jornada transformadora em direção à verdade de Deus. Conheça o Deus Criador e desfrute de um relacionamento profundo e significativo com Ele.

Não espere mais! Abra o tesouro incomparável da Bíblia e deixe que Suas palavras inspirem, fortaleçam e guiem você em cada aspecto da sua existência. 

Faça parte daqueles que encontraram a essência da vida nas páginas sagradas da Bíblia. Comece hoje mesmo a explorar o incomparável tesouro que ela contém. Sua vida nunca mais será a mesma, nem neste mundo, nem eternamente!

__________________________________

PACKER, J. I. Teologia Concisa. 3ª ed. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã, 2014. 

NVT, Bíblia Nova Versão Transformadora. São Paulo: Mundo Cristão, 2021.

_______________________________________________________________________