Introdução
A vida nem sempre é fácil. Enfrentamos desafios, incertezas e momentos em que tudo parece estar fora de controle. Nesses momentos, é fundamental cultivar a confiança em Deus. A Bíblia nos ensina a confiar no Senhor de todo o coração e não na própria capacidade. Por isso iremos explorar ao menos 6 razões para desfrutar do privilégio de confiar em Deus.
Confiança em Deus
As Escrituras está repleta de motivos para confiarmos em Deus. O livro de Salmos, por exemplo, enfatiza a confiança em Deus como sendo um grande privilégio.
Salmo 40.4
Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
Como visto, confiar em Deus é um privilégio, mas também podemos observar que as Escrituras convoca o povo de Deus a exercer essa confiança, como no Salmo 62.8:
Salmo 62.8
Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
Ter confiança em Deus nos permite descansar em Sua soberania. Deus tem o controle sobre todas as coisas, e isso é consolador para aquele que espera no Senhor.
Quando confiamos em Deus, podemos enfrentar os desafios com coragem e paz, sabendo que Ele está no controle de tudo. A confiança em Deus nos liberta do medo e da ansiedade, permitindo-nos viver uma vida plena e abundante.
Elben M. Lenz César, em sua obra: Práticas Devocionais nos encoraja a confiar no Senhor nos momentos mais difíceis, escreve:
A confiança em Deus é especialmente válida em circunstâncias adversas e em situações difíceis.
- É preciso confiar em Deus “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte” (Sl 23.4).
- É preciso confiar em Deus “ainda que um exército se acampe contra mim” (Sl 27.3).
- É preciso confiar em Deus “ainda que as águas tumultuem e espumejem, e na sua fúria os montes se estremeçam” (Sl 46.3).
- É preciso confiar em Deus “ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais” (Hc 3.17).1
Como se pode constatar, o livro dos Salmos contém um vasto conteúdo sobre confiança em Deus, encorajando o seu leitor a confiar no Senhor de todo o seu coração e em qualquer circunstância, pois Deus tem poder sobre todas as coisas.
Portanto, viva confiando em Deus.
Para estimular a sua fé em Deus, iremos destacar 6 razões que tornam a confiança em Deus um privilégio.
Paz
A confiança em Deus traz uma paz tão profunda que é difícil de explicar.
Filipenses 4.6–7
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.6–7).
A passagem acima nos orienta a orar ao Senhor e entregar a ele nossos anseios por meio da oração. Mesmo em circunstância adversa, tal oração deve ser dirigida com gratidão.
Como resultado dessa entrega, a paz de Deus invade o nosso coração com uma força que ultrapassa o entendimento humano. Essa paz nos sustenta em meio às adversidades e nos permite descansar no Senhor.
Assim também escreveu o profeta Isaías 26.3–4:
Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em ti. Confiem sempre no SENHOR, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Is 26.3–4, NAA).
Como visto, a paz é um privilégio para quem deposita a sua confiança em Deus. Portanto, confie no Senhor!
Descanso
Em tempos de angústia os abalos físicos e emocionais são quase inevitáveis e carecemos de um descanso físico e emocional. Certamente, não há nada melhor para o nosso corpo do que descansar de tal exaustão. Mas como descansar em momentos tão turbulentos? A resposta é: confiando em Deus.
A Palavra de Deus nos diz no Salmo 91.1–2:
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Sl 91.1–2, NAA).
De acordo com o texto, aquele que busca o Senhor como seu porto seguro, pode estar certo de que receberá a proteção necessária para descansar da sua aflição, pois o próprio Deus é o seu protetor.
Assim, quando confiamos em Deus, podemos ter a certeza de que nele podemos descansar completamente. Pois, o Altíssimo nos protege dos perigos e nos guarda sob Suas asas.
Orientação
Nessa vida estamos sujeitos aos grandes desafios que requerem tomadas de decisões. Nem sempre escolher um caminho é fácil, porquanto, o futuro é sempre um mistério aos nossos olhos. Por isso, dependemos do auxílio de quem não é limitado ao tempo.
O Deus criador é onisciente, ele é eterno e Sua sabedoria é insondável (Sl 139). Assim a Escritura nos diz:
Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir (Sl 147.5, NAA).
Considerando, portanto, que o Senhor é poderoso e infinitamente sábio, devemos ouvir a recomendação do sábio Salomão que nos orienta assim:
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e afaste-se do mal (Pv 3.5–7, NAA).
Sendo assim, aqueles que confiam no Senhor são guiados por Sua sabedoria. Ele nos dá discernimento e direção em todas as áreas de nossas vidas. Quando confiamos em Deus, podemos confiar que Ele nos guiará e nos mostrará o caminho certo a seguir.
Força
Os desafios da vida sugam a nossa energia. Facilmente somos abatidos e até sucumbimos quando perdemos as forças para seguir adiante. Todavia, Deus é aquele que renova as forças ao cansado.
Conforme Isaías 40.31:
os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.31, NAA).
Ao confiarmos no Senhor, Ele nos fortalece e renova nossas forças. Ele nos capacita a enfrentar os desafios da vida e nos dá a energia necessária para perseverar e continuar a caminhada sem desistir.
Por essa razão, confiar em Deus é um privilégio, pois ele renova as nossas forças para suportar os desafios da vida. Assim Paulo escreveu:
Efésios 6.10:
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
Logo, é Deus quem nos fortalece, por isso confiamos nele.
Sustento
Situações como o desemprego, enfermidade, estudos e vários outros fatores podem nos colocar em situação de necessidade, seja financeira, afetiva ou física. Como encontrar uma luz no fim do túnel? A luz virá quando confiarmos em Deus.
A nação de Israel viveu durante quarenta anos no deserto, um lugar improvável para sobreviver por muito tempo. No entanto, nunca faltou nada ao povo da aliança. Pão, carne, água, roupa e sandália foram providências de Deus (Dt 29.5).
Ele dá sustento aos que o temem; sempre se lembra da sua aliança (Sl 111.5, NAA).
Is 41.10
não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Além do encorajamento para confiar no Senhor por causa da promessa da sua presença, o profeta Isaías deixa claro que a promessa da preservação também é evidente. Deus permanece com o seu povo para o fortalecer e sustentar.
Jesus disse algo igualmente importante e encorajador durante o sermão do monte:
não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas? Observem as aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, as sustenta. Será que vocês não valem muito mais do que as aves? (Mt 6.25–26, NAA).
Podemos notar que Deus sustenta a sua própria criação. Ele dá o sustento que necessitamos, logo, o sustento é totalmente uma dádiva divina. Isso nos coloca numa posição de total dependência do Criador. Isto posto, podemos afirmar que é um privilégio saber que Deus é o nosso sustentador, nosso provedor.
Vitória
Diante dos desafios da vida o que mais almejamos e subir no pódio da vitória. Porém, as adversidades não irão facilitar essa conquista. Mas como visto até aqui, nenhuma bênção vem de nós mesmos, mas tão somente de Deus. Por isso, confiar em Deus é fundamental para se obter a vitória.
Ser vitorioso requer um exercício de fé no salvador. Dentro da perspectiva cristã, não há vitória sem fé em Cristo, pois dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém! (Rm 11.36).
Nesse sentido, toda vitória é resultado da graça de Cristo, consequentemente, a ele pertence toda a honra. É importante estar ciente de que sem a ajuda de Cristo, sem a sua misericórdia não há vitória.
O apóstolo Paulo diz:
Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.(1Co 15.57, NAA).
É fundamental olhar para as Escrituras para reconhecer que os problemas do mundo e seus efeitos, frutos do pecado e promotores das adversidades, somente serão aniquilados quando Jesus Cristo vier buscar o seu povo para morar na glória. Essa é a certeza do cristão.
Para desfrutar dessa vitória gloriosa basta crer em Jesus, pois como está escrito:
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1Jo 5.4–5).
Nesse sentido, a fé no Cristo de Deus é o elemento indispensável para se alcançar vitória diante dos desafios, e principalmente, obter a vitória eterna. Assim, confiar em Deus é um privilégio que garante vitória plena e gloriosa ao que crê em Jesus.
Sendo assim, destacaremos abaixo, um resumo de como podemos desenvolver a nossa confiança em Deus durante a nossa jornada.
Como desenvolver a confiança em Deus
Confie em Deus ainda que a circunstância se pareça com um mar revolto, com grandes ondas caindo sobre a sua cabeça, querendo te afogar. Confie em Deus, mesmo que todo problema ao seu redor pareça impossível de ser superado. Lembre-se, Deus é o Soberano sobre todas as coisas. O vento e mar estão sob seu controle (Mc 4.41).
Para desenvolver a confiança em Deus e desfrutar desse privilégio, comece buscando por sua presença em oração e leitura da Bíblia.
Através da oração falamos com Deus. Podemos falar dos nossos medos e angústias. Através da leitura da Bíblia Deus fala conosco, nos encorajando e consolando o nosso coração.
Quando lemos nas Escrituras as histórias de homens que confiaram em Deus e foram aliviados, somos encorajados e viver a mesma fé. Quanto mais conhecemos a Deus e o seu agir, mais confiança teremos em seu poder, caráter e promessas.
Lembre-se de Davi, um jovem pequeno, mas valente, que derrotou um gigante em nome do Senhor dos Exércitos (1Sm 17.41–51). Ainda, Daniel que foi lançado numa cova cheia de leões e Deus o preservou (Dn 6.1–28).
Dessa maneira, reflita sobre os momentos em que o Senhor mostrou Sua fidelidade e cuidado para com aqueles que depositaram a sua confiança nele.
Conclusão
Confiança em Deus é um privilégio, um presente valioso que pode transformar completamente a nossa vida. Quando escolhemos confiar no Senhor, experimentamos uma paz que transcende a compreensão humana. Podemos descansar seguros e somos orientados por Ele. Além disso, temos nossas forças renovadas e somos sustentados por Ele até ao dia da nossa vitória gloriosa em Cristo Jesus.
Confie, pois, no Senhor!
Oração
Está com medo e deseja confiar no Senhor? Apenas ore!
“Deus, todo poderoso, me ajude a confiar em ti. Que a fé que eu preciso seja acrescentada por Ti. Me ajude em minhas fraquezas, sei o quanto sou fraco e necessitado. Sei que somente o Senhor Jesus pode acalmar a aflição do meu coração. Acalma a minha alma, Jesus, porque a ti entrego a minha vida. Amém!”
BÍBLIA NAA2